O Estado-Maior do Exército promoveu, por meio de seu Escritório de Projetos, uma reunião de trabalho entre os dias 20 a 22 de agosto, cujos objetivos foram as discussões sobre a manutenção evolutiva do Projeto SIS-ASTROS e a otimização do cronograma de entregas do TED 20-EME-03-00, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
A atividade ocorreu no Comando de Artilharia do Exército e contou com a participação de integrantes do Programa Estratégico do Exército ASTROS, de militares do Comando de Artilharia do Exército, do Escritório da Diretoria de Fabricação em Brasília, do Centro de Desenvolvimento de Sistemas, além dos professores pesquisadores da UFSM, todos integrantes do Projeto SIS-ASTROS.Na referida ocasião, como parte da entrega do Prg EE ASTROS, o Centro de Instrução de Artilharia de Mísseis e Foguetes (CI Art Msl Fgt) recebeu uma Estação de Realidade Virtual, com o propósito de possibilitar reconhecimentos no terreno, visando o Reconhecimento, Escolha e Ocupação de Posição (REOP) de uma Bateria ASTROS.Tal inovação insere o Comando de Artilharia do Exército no mais alto nível da simulação, gerando uma nova capacidade, uma vez que a realidade virtual (RV) tem sido cada vez mais empregada em aplicações militares devido às suas possibilidades de criar ambientes imersivos altamente realistas e controlados para treinamento e planejamento militar.
No último dia 17 de agosto, chegou ao Brasil a primeira de duas amostras da Viatura Blindada de Combate Centauro II adquirida pelo Exército Brasileiro. Produzido pelo Consórcio Italiano Iveco-Otomelara, o blindado possui canhão estabilizado de 120mm e equipamentos optrônicos de última geração.A segunda amostra deverá chegar ao Rio de Janeiro nos próximos dias, de forma a que seja dada continuidade no processo de avaliação, no Centro de Avaliações do Exército (RJ) e, posteriormente, no Centro de Instrução de Blindados (Santa Maria - RS).
Em continuidade ao processo de obtenção das Viaturas Blindadas de Combate Centauro II, que é conduzido pelo Comando Logístico, dentro das ações do Programa Estratégico Forças Blindadas, chegou ao Brasil no último dia 17 o primeiro blindado, de um total de duas amostras abrangidas pelo contrato inicial, cujo objetivo é a avaliação técnica e operacional, que subsidiará um contrato principal de mais 96 (noventa e seis) viaturas. O Centauro II, que possui elevado nível de tecnologia embarcada e um canhão estabilizado de 120mm, dotará as tropas mecanizadas da Força Terrestre.
O Programa Estratégico do Exército ASTROS, em colaboração com uma equipe de professores e pesquisadores da Universidade de Brasília (UNB) e um representante da Prosimulador, realizou em 22 de julho uma visita técnica ao SEST/SENAT. O objetivo da visita foi conhecer o simulador de caminhões utilizado para formação de condutores, visando possibilitar o desenvolvimento de um simulador para as viaturas do Sistema ASTROS.
Durante a visita técnica, a equipe teve a oportunidade de observar em detalhes o funcionamento do simulador de caminhões e entender como ele é utilizado para treinar e formar condutores. Esse conhecimento será fundamental para adaptar e desenvolver um simulador específico que atenda às necessidades das viaturas do Sistema ASTROS.
Essa iniciativa demonstra um esforço colaborativo entre instituições acadêmicas, representantes da indústria e entidades especializadas, com o objetivo de melhorar a capacitação e o treinamento dos operadores do Sistema ASTROS, utilizando tecnologias avançadas de simulação.
Em 11 JUL 24, o Escritório de Projetos do Exército (EPEx) recebeu uma comitiva de integrantes do Escritório de Projetos da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), chefiada pelo Major GABRIEL.
O Cel R/1 SANTOS LIMA, Chefe da SGM/EPEx, conduziu a atividade, destacando a importância da iniciativa, à medida que possibilita a troca de experiências e o contato dos integrantes da PMDF com experiências do Exército Brasileiro em relação ao gerenciamento de projetos, programas e portfólio estratégicos.Na sequência da atividade, o Cap ALOISIO, da AGP/EPEx, realizou apresentação, ressaltando as missões, a organização do EPEx, o Portfólio Estratégico do Exército e os Programas Estratégicos sob a gestão do EPEx.
No dia 18 JUL 24, o Escritório de Projetos do Exército (EPEx) recebeu comitiva de militares do Ministério da Defesa (MD), composta pelos Cel MARINHO (EB), CF COUTINHO (MB) e Ten Cel DINIZ (FAB).
A atividade foi conduzida pelo Gen R/1 CAIXETA, Chefe da AGP/EPEx, que ressaltou a importância da iniciativa por permitir a integração entre os participantes e o contato dos integrantes do MD com as experiências do Exército Brasileiro no gerenciamento de projetos, programas e portfólio estratégicos.Durante a atividade, em atendimento à solicitação do MD, o Ch AGP fez uma apresentação, destacando as principais missões, a organização e as legislações que embasam as atividades do EPEx, bem como aspectos dos principais Prg EE do Portfólio Estratégico do Exército.
Assessoria de Governança e Gestão do EME realiza capacitação
No período de 6 a 9 de maio de 2024, a Assessoria de Governança e Gestão do Estado-Maior do Exército (AGG/EME) promoveu uma capacitação integrada em gestão de processos, sistema de medição do desempenho organizacional e gestão de riscos para 33 militares dos Órgãos de Direção Gerais (ODG), Órgãos de Direção Setoriais (ODS),Órgãos de Direção Operacionais (ODOp) e Órgãos de Assistência Direta e Imediata (OADI), ocorrida nas instalações do 7º Centro de Telemática de Área (7º CTA).
A referida capacitação teve por objetivos a disseminação da metodologia vigente e aperfeiçoamento do padrão técnico na área da gestão de processos organizacionais, a orientação dos militares quanto à utilização da ferramenta ARIS EXPRESS, o aprimoramento dos conhecimentos na temática medição de desempenho organizacional para uma adequada estruturação de sistema de indicadores e metas e da gestão dos riscos em processos organizacionais.
A AGG/EME teve como docentes o Cel R1 André Luiz Fera Amorim de Almada, a Maj Nélia de Souza Mayrink Resende, o Cap Hérico Francisco Pery dos Santos e o 1º Ten Giulliano Douglas Santos Carvalho.
A abertura e o encerramento contou com a presença do Gen Bda R1 Juan Carlos Orozco, Chefe da AGG/EME, o qual ressaltou a importância da atividade e entregou aos participantes os Certificados de Participação.