Participação em conferência sobre ética militar na Estônia
No período de 22 a 24 de maio de 2024, foi realizada a 13ª Conferência Anual da Sociedade Internacional de Ética Militar na Europa (EuroISME), na cidade de Tallinn, Estônia. Participaram do evento estudiosos de diversos países da Europa, assim como de outros continentes, entre os quais: Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, Israel e Jordânia. O Exército Brasileiro se fez representar pela Ten Cel QCO Daniela Schmitz Wortmeyer, analista do Centro de Estudos Estratégicos do Exército (CEEEx), da 7ª Subchefia do Estado-Maior do Exército.
Na conferência, ressaltou-se a importância crescente do estudo e da prática da ética militar na atualidade, frente aos riscos emergentes para a segurança das nações e à complexidade dos cenários em que ocorre a tomada de decisão, exigindo elevado grau de preparação dos indivíduos e das instituições para conduzir suas ações com base em sólidos fundamentos éticos, morais e legais.
A Ten Cel Daniela realizou a apresentação de um trabalho no contexto do painel Cultura e Ética Militar, abordando as relações entre cultura organizacional, ética e liderança e seus desdobramentos para a gestão estratégica das forças armadas, que corresponde a um dos temas em estudo no âmbito do Núcleo de Estudos Prospectivos do CEEEx, no ciclo de pesquisas 2024-2025. A oficial conduziu, ainda, a moderação do painel Desenvolvimento da Competência Moral, em que foram discutidos projetos de pesquisa e intervenção relacionados à capacitação dos militares na Bélgica, Países Baixos e Suíça.